As inovações da saúde digital

As obras de ficção científica sempre representaram os avanços tecnológicos em diversos setores do dia a dia, sendo que a saúde não fica de fora, com robôs e máquinas capazes de curar uma pessoa em segundos. Ainda estamos longe dessa realidade, mas a tecnologia está cada vez mais presente nos hospitais e consultórios médicos, gerando aos poucos uma transformação na saúde. 

Influência da tecnologia na saúde 

Os avanços na saúde e na tecnologia estão diretamente ligados durante a história, desde a invenção da vacina, do raio-x, até os atuais robôs cirúrgicos. Cada uma dessas invenções foi responsável por aumentar a expectativa e a qualidade de vida da população, sendo que, entre 1940 e 2019, período correspondente a uma crescente tecnológica, o IBGE registrou um aumento médio de 31,1 anos na expectativa de vida.  

O setor tecnológico voltado para a área da saúde está em grande expansão nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado pela State of Digital Health, no ano de 2021 houve um recorde de investimento na área, arrecadando U$57,2 bilhões e crescendo 79% comparado ao ano interior. 

As novas tecnologias 


 A IoT é o foco de desenvolvimento de vários setores da indústria, estando presente em diversas aplicações, e é claro que ela não ficou de fora do setor da saúde! A adoção da IoT na medicina possibilitou o monitoramento remoto de diversos pacientes, sendo possível obter os dados de diversos sensores em um paciente pelos mais diversos aparelhos conectados, por exemplo, poderíamos monitorar a glicose e a pressão sanguínea de um paciente que está em casa e fazer uma análise dos dados fornecidos.

Outra aposta da área da saúde foi o investimento na robótica, desenvolvendo a cirurgia robótica.  O procedimento é realizado com o auxílio de braços robóticos que possuem instrumentos médicos e fornecem uma visão 3D para o operador da máquina, além de possuírem diversas vantagens, como uma recuperação mais rápida, um procedimento menos invasivo e uma menor chance de infecção. Atualmente as cirurgias são realizadas com o auxílio de um médico especializado, mas com o avanço do 5G as operações remotas são possíveis.    

Eletrônica e saúde 

A engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento dessas tecnologias, possuindo os focos de engenharia biomédica e engenharia clínica. A engenharia biomédica é responsável por projetar, montar e realizar a manutenção de equipamentos médicos, já a engenharia clínica é responsável por gerenciar a aquisição, instalação e funcionamento de equipamentos médicos. 

A engenharia também possui outras áreas que desenvolvem essas tecnologias, como a de biomecânica, que desenvolve prótese tecnológicas, a de processamento de sinais e imagens, que gera graficamente os dados obtidos por sensores e por fim a instrumentação, que é o desenvolvimento e coordenação da montagem de aparelhos médicos.          

Pandemia e influências

A pandemia, devido a necessidade do distanciamento social e do home office, alterou de diversas formas o mercado tecnológico, causando escassez de diversos componentes eletrônicos essenciais para a indústria. Grandes transformações e avanços tecnológicos foram necessários para contornar os efeitos do Covid-19, alterando diversos serviços, como o de entregas, comércio, comunicação e streaming.      

Contudo, um dos setores que mais foi afetado com a pandemia de Covid-19 foi o da saúde, diversas pessoas foram infectadas, e infelizmente, muitos faleceram. Para combater esse avanço foi necessário desenvolver diversas inovações tecnológicas, como a utilização de impressoras 3D para fabricar válvulas de respiradores,  dispositivos para identificar os sintomas do vírus e inteligências artificiais para rastreá-lo.

O futuro da saúde 

O mercado de produtos e tecnologias voltadas para a saúde está em expansão e deve revolucionar a medicina atual, tornando-a mais prática e acessível devido à capacidade de consultas remotas. Porém, o investimento em tecnologia na área da saúde no Brasil ainda é baixo, além da maioria dos investimentos ser realizada pela rede privada, sendo um benefício que ainda deve demorar para ser acessível para a população. 

A inovação no setor ainda deve ser lenta para a população, mas esse é o começo de uma revolução tecnológica que vai alterar a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa. Esse avanço nos faz imaginar até onde seremos capazes de alcançar as ficções científicas e quais serão os próximos passos desse avanço.  

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem 2 comentários

  1. Sebastião Camargo Filho

    Bom demais!

  2. Ingrid Aniele

    aobaaa hehehe!