Para que precisamos da Engenharia?

Uma das áreas mais conhecidas no mundo mas que ainda causa grande dúvida para a sociedade sobre o que se trata exatamente. A engenharia, por mais importante que seja, ainda é muito confundida com áreas técnicas, e até em alguns casos questionada a sua relevância, tendo em vista que já existem profissionais que conseguem suprir a demanda sem necessariamente serem engenheiros. Afirmações como “Pra que eu preciso de um engenheiro? Eu conheço um pedreiro que consegue fazer um serviço muito melhor e mais barato.” ou “Ah, todo engenheiro é um pedreiro com diploma.” são de fato dúvidas genuínas que muitas pessoas possuem sobre a área. Então hoje, vamos fazer essa reflexão para nós mesmos, “Para que precisamos da Engenharia?”

 

O que é a Engenharia?

 

Para começar, é importante iniciar essa reflexão sobre a importância dessa área perguntando a si mesmo, o que é a engenharia? Hoje, conseguimos definir a engenharia como a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de planejar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. Em suma, o profissional de engenharia aplica os conhecimentos matemáticos e técnicos para a criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizam uma função ou objetivo específico.

Essa definição, por mais boa que ela possa ser para explicar o que é a engenharia, ainda sim ela pode ser muito abrangente, e não explica de fato o que é ser um engenheiro e o que é fazer engenharia. Para isso, trazemos outra definição ao ato de ser engenheiro. Ser engenheiro é utilizar de seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos para atender a demanda da sociedade. Ou, como alguns professores de engenharia gostam de dizer, ser engenheiro e utilizar de seus conhecimentos para resolver problemas.

Contudo, se definirmos o ato de ser engenheiro como simplesmente resolver problemas a partir de seus conhecimentos, poderíamos dizer que qualquer pessoa é um engenheiro quando se está resolvendo um problema específico de uma área. Para isso perguntamos mais uma vez, para que a engenharia?

 

 

 

Para que a engenharia?

Por mais correta que essas definições estejam, podemos dizer que ainda sim elas são definições incompletas. Por mais que um Pedreiro ou servente de obras tenha conhecimento suficiente para construir uma casa, eles ainda sim não podem ser considerados engenheiros. Isso se dá pelo fato de que engenharia não se trata apenas de resolver problemas, para ser um engenheiro ainda é preciso ter conhecimento acerca de diversas outras áreas. Algumas delas são as áreas legislativas, por exemplo, um engenheiro deve ter conhecimento de que se algo acontecer com uma determinada obra produzida por ele, ele é quem se responsabilizará pelos possíveis danos que ela tenha causado. Além disso, um engenheiro também tem o conhecimento físico e químico necessário para saber quais materiais são mais adequados para se construir uma grande obra, isso fora inúmeras outras áreas de atuação que o engenheiro tem conhecimento para conseguir desenvolver uma obra, tornando assim a obra mais segura, otimizada, com menor custo e que atenda necessidades específicas. 

Ou seja, ser engenheiro não é simplesmente saber resolver problemas, é principalmente ter conhecimento de inúmeras áreas específicas e técnicas, além do conhecimento empírico que, por natureza, a própria área já proporciona a esse profissional. A mescla de todos esses saberes, unida a capacidade inerte desse profissional de resolver problemas faz dele de fato um engenheiro, capacitado para exercer a profissão e assinar por seus projetos.

 

Outras Engenharias

 

Ao falarmos de engenharia, muitas vezes pensamos nas clássicas engenharias, como a civil e a mecânica. Mas hoje existem inúmeras áreas da engenharia. Desde áreas nutricionais, como é o caso da engenharia de alimentos, até áreas computacionais, como a engenharia da computação ou engenharia eletrônica. Apesar de suas grandes diferenças em áreas de atuação, todas possuem características similares. A multidisciplinaridade da área e a capacidade de resolver problemas são duas das características inertes em qualquer área de engenharia que existe hoje ou possa existir no futuro. Embora elas possam ter pontos de similaridade, cada área da engenharia possui uma especificidade e um nível de relevância para o mercado. Dando alguns exemplos de suas relevâncias, se hoje nós temos controles remotos, é porque em algum momento, a existência desse equipamento foi requisitada e então, um engenheiro eletrônico teve de ir lá e por meio de seus conhecimentos em sua área de atuação, teve de desenvolver um equipamento que fosse capaz de mandar informações para outros equipamentos sem eles estarem fisicamente conectados. Esse exemplo pode ser dado para qualquer outro equipamento, se hoje existem alimentos enlatados, é porque um dia alguém precisou e um engenheiro de alimentos teve de desenvolver. Até nas coisas mais básicas de nossas vidas, foi preciso que um engenheiro desenvolvesse. Isso mostra a relevância que esses profissionais têm para o mundo contemporâneo. Independentemente de qual área seja, sempre haverá uma necessidade de um engenheiro para se desenvolver algo da melhor forma possível, utilizando os equipamentos mais adequados.

 

Mas afinal, para que precisamos da Engenharia?

Desta forma, nota-se por meio do que foi tido a importância da área de engenharia e do profissional de engenharia para o mundo. É graças a eles que hoje podemos dizer que vivemos em um mundo desenvolvido. Percebe-se também que esses profissionais são insubstituíveis, por mais bem qualificado que um eletricista ou um pedreiro possa ser, eles ainda não são capazes de substituir o engenheiro em desenvolvimento de equipamentos ou obras. Uma vez que esses não possuem muitas vezes o conhecimento multidisciplinar que o engenheiro possui.

Enfim, trouxemos esse blog hoje pois dia 10 de abril foi dia do Engenheiro, e com isso faz-se necessário ressaltar e explicar a importância dessa área para a sociedade. Então com esse blog, tentamos deixar mais claro o motivo e relevância da área para a sociedade.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário