Como a pandemia afetou o mercado da eletrônica

processador em placa mãe

A pandemia de Covid-19 alterou de diversas maneiras o funcionamento da nossa sociedade, tendo efeitos na saúde, na economia e em nossas relações sociais. Esse impacto da pandemia alterou o nosso modo de venda e produção, causando problemas em diversos setores, afetando por fim o setor eletrônico, o que gerou uma grande escassez no mercado de componentes.

O mercado de componentes eletrônicos

notebook aberto

O avanço tecnológico, que tem se intensificado ao longo da última década, está cada vez mais presente em nosso cotidiano, influenciando diversos aspectos da nossa vida. Devido a esse avanço, cada vez mais nossos equipamentos têm utilizado componentes eletrônicos, causando um crescimento exponencial da procura e da importância desses componentes. 

 

O mercado de componentes eletrônicos, que hoje é um dos maiores do mundo, é responsável por produzir semicondutores e chips eletrônicos, que são essenciais na produção de aparelhos, como celulares, notebooks e computadores. 

painel

Além disso, os semicondutores e os chips eletrônicos são responsáveis por produzir os circuitos eletrônicos e tecnologias dos veículos modernos, como os controladores responsáveis pelos freios ABS e os airbags. Atualmente, os carros utilizam  cada vez mais componentes, sendo que de acordo com o diretor da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Flavio Sakai, na virada dos anos 90 para os 2000 a eletrônica era de 15% a 20% do custo dos carros, hoje passa de 40% e estima-se que em 2030 possa chegar a 50%. 

 

Os efeitos da pandemia

O avanço da pandemia de Covid-19 no início do ano de 2020 exigiu a paralisação de diversos setores para conter a disseminação do vírus. Os comércios, as empresas e diversas fábricas foram fechadas devido ao lockdown, assim muitas pessoas aderiram ao home office

Com a implementação do sistema de home office, as pessoas não precisavam de um transporte próprio, pois não havia a necessidade de locomover-se ao trabalho, o que ocasionou uma queda no setor automobilístico. Contudo, houve um crescimento no setor de aparelhos eletrônicos com a prática do home office.

dados estatisticos

Tabela sobre venda de automóveis no ano de 2020 

Portanto, o setor de semicondutores e chips, que já estava prejudicado devido a paralisação das fábricas,  decidiu concentrar sua produção para a fabricação de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Porém, ao final do ano de 2020 ocorreu um crescimento do setor automobilístico, setor que de acordo com Flavio Sakai representa 13% de todo o consumo de semicondutores. Assim a produção, que estava voltada para os eletrodomésticos, não conseguiu suprir a demanda do setor automobilístico, o que acabou gerando um colapso na produção.

tabela de preços

Fonte

A escassez de semicondutores e chips eletrônicos teve impacto global, causando um aumento em diversos produtos, como por exemplo computadores, videogames e eletrodomésticos. Além disso, a escassez teve grande impacto no setor automobilístico, causando o fechamento de fábricas ao redor de todo o mundo e no Brasil.   

Fatores de agravamento    

samsung

A escassez de semicondutores e chips também foi agravada por outros fatores durante a pandemia, como por exemplo a concentração de produção na Ásia. Estima-se que 70% da produção mundial de semicondutores é realizada em Taiwan, com a TSMC, e na Coreia do Sul, com a Samsung. Dessa forma, com a paralisação dessas empresas, foi gerado um grande impacto na produção voltada para a própria Ásia, o que dificultou a chegada desses produtos em diversos países, como o Brasil por exemplo. 

bandeira dos Estados Unidos e da China

Outro fator que agravou a  escassez de semicondutores e chips eletrônicos foi a disputa comercial entre Estados Unidos e China, disputa que começou devido as taxas alfandegárias imposta entre ambos países, pois em 2020 o ex-presidente Donald Trump restringiu gradualmente a venda de chips para empresas chinesas, o que fez essas empresas estocarem chips, piorando ainda mais a situação desses componentes no cenário mundial. 

Fonte 

O futuro do mercado de componentes eletrônicos 

A falta de componentes eletrônicos despertou uma preocupação mundial, resultando em diversos investimentos nesse setor de diversos países, como EUA, China e União Europeia. No Brasil, também ocorreu uma preocupação com a falta de componentes, gerando debates sobre investimentos no setor. Além disso, de acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o Brasil tem uma projeção de crescimento em todas as áreas da indústria elétrica e eletrônica, tendo o crescimento esperado no faturamento, na geração de empregos, nas exportações e nas importações para o ano de 2021. 


maquina

Contudo, mesmo com o investimento de diversos países no setor, essa mudança é demorada e ainda não deve ter impactos significativos no momento, por enquanto a escassez de semicondutores e chips eletrônicos ainda vai afetar o preço e a produção dos outros setores. A previsão de uma regularização da produção desses componentes não é certa, existindo previsão de uma normalidade para o segundo semestre de 2021, ou apenas para o ano de 2022. 

As alterações no mercado de componentes eletrônicos causaram diversos prejuízos às montadoras do setor automobilístico, ocasionando um aumento de preço dos automóveis, assim como no setor de eletrodomésticos e diversos outros. Essas consequências afirmam a importância do setor de componentes, assim como todo o mercado eletrônico para a economia mundial, pois ele apresenta uma grande estimativa de crescimento em questões de produção e relevância ao longo dos  próximos anos.   

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário