Sensores para o monitoramento de hortas hidropônicas

Os sensores são dispositivos que têm a função de detectar e responder com eficiência a algum estímulo. Ao receber esse estímulo, sua finalidade é emitir um sinal capaz de ser convertido e interpretado por outros dispositivos. Mas como seria a aplicação prática desses componentes? E como poderiam ser úteis em hortas hidropônicas?

Inicialmente, é importante apresentar alguns desses sensores. Temos a seguir alguns exemplos dos principais utilizados para monitoramento de ambientes.

Veja também: Como criar um sistema de monitoramento

Sensor térmico

Os sensores térmicos são responsáveis por medir e regulamentar a temperatura em ambientes a partir da resistência elétrica, campo eletromagnético ou radiação térmica. São úteis para se manter a temperatura em câmaras frias.

Sensor de umidade

Os sensores de umidade são os dispositivos que medem e exibem a umidade relativa do ar. Podem ser utilizados em diversos ambientes, desde os fechados, como farmácias, até os abertos, como na agricultura.

Sensor de pH

Os sensores de pH medem uma amostra de uma substância para determinar se ela está ácida, básica ou neutra. Pode ser usado, por exemplo, em laboratórios e no controle do ambiente agrícola.

Diversas áreas utilizam sensores, devido às suas aplicações, porém hoje iremos focar na técnica milenar de agricultura que ainda está em crescimento: a hidroponia.

Sobre a Hidroponia:

A técnica começou na época da Mesopotânia, e em seguida foi desenvolvida na Babilônia. Porém, apenas no século passado, com o Dr. Willian Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia, ela foi aprimorada e aplicada em larga escala. Desde então, foram avaliadas inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais de produção agrária. Mas você sabe o que é hidroponia?

A hidroponia se dá através do cultivo de plantas sem a utilização do solo, de modo que as mudas estão em constante contato com uma solução nutritiva e aquosa capaz de suprir, de forma mais eficiente, as necessidades de seu crescimento.

As vantagens das hortas hidropônicas

A hidroponia produz um resultado mais saudável e seguro para o ser humano, já que usa apenas 10 a 15% da quantidade de agrotóxicos que uma plantação comum utilizaria.

Além disso, ela é considerada econômica. O investimento estrutural inicial é alto, mas os resultados chegam rapidamente, trazendo uma redução em mais de 70% da quantidade de água utilizada pelos meios regulares de plantação. Deve-se considerar também a redução do número de funcionários que seriam utilizados para administração das hortas hidropônicas.

Por fim, há a vantagem da produção independer das épocas de colheita do ano. Assim, nos meses de baixa, o produtor tem a capacidade de abastecer as faltas de forma excelente.

Como os sensores eletrônicos podem ajudar nas hortas hidropônicas?

O sistema de hidroponia mais utilizado é conhecido como NFT, representado na imagem a seguir:

Dessa maneira, a água é reciclada e regulada de acordo com o intervalo de tempo programado no temporizador. Porém, o sistema não é isento de possíveis problemas.

No caso de contaminação de uma das mudas, todas se perdem, causando um grande prejuízo para o produtor. Além disso, o excesso ou a falta de nutrientes na água de acordo com o tempo pode comprometer a qualidade do produto.

Visando esses problemas, o controle constante da água é a melhor forma de reduzir os erros a quase zero. Os sensores seriam responsáveis pelo controle de ph, salinidade, temperatura, etc, atualizando os dados a cada vez que a bomba voltasse a jogar água para os tubos. E como o produtor teria acesso a esses dados?

É simples: a um clique de distância. Por meio da comunicação via IoT, todas as informações seriam enviadas diretamente ao dispositivo escolhido, permitindo um monitoramento de 24h.

Veja também: Principais maneiras de se transmitir dados em iot.

Com todos esses dados disponíveis, fica mais fácil produzir o melhor do mercado sem se preocupar com a possibilidade de perda de produtos.

A EletronJun oferece o serviço de coleta e transmissão de dados que pode te ajudar a realizar seu monitoramento da maneira mais efetiva possível. Agende um diagnóstico gratuito conosco!

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário