O que é data science e suas principais características.

A Ciência de Dados ou Data Science é um conjunto de inferência de dados, desenvolvimento de algoritmos e tecnologia para resolver problemas complexos. Ela é um conceito para unificar estatísticas, análise de dados, aprendizado de máquina e seus métodos relacionados para entender e analisar fenômenos reais com dados.

Data Science é fundamentada nessas habilidades:

· Computação

Os data scientist (cientistas de dados) utilizam a tecnologia para conseguir enormes conjuntos de dados e trabalhar com algoritmos complexos.

Eles precisam ser capazes de codificar e prototipar soluções rápidas, bem como integrar sistemas de dados complexos. Um cientista de dados é um desenvolvedor de algoritmos capaz de resolver problemas desordenados e organizá-los de maneiras que possam ser solucionados.

Isso é desafiador porque os cientistas de dados trabalham com muita complexidade algorítmica. Eles precisam ter uma forte compreensão mental de dados de alta dimensão e fluxos de controle de dados complicados e, além de tudo, clareza total sobre como todas as peças se juntam para formar uma solução coesa.

· Matemática

As soluções para muitos problemas envolvem a construção de modelos analíticos baseados na matemática, na qual a capacidade de entender a mecânica desses modelos é de suma importância para o êxito na implantação deles.

Ademais, um equívoco recorrente é afirmar que ciência de dados é apenas estatísticas. Embora a estatística seja importante, ela não é a única ferramenta matemática utilizada. Muitas técnicas inferenciais e algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) requerem conhecimento de álgebra linear.

Em geral, é primordial que os cientistas de dados tenham conhecimentos diversos sobre matemática.

· Conhecimento de Negócios

Os cientistas de dados estão posicionados para aprender com os dados de maneiras elevadas por trabalharem tão próximo com os dados. Assim, criando a responsabilidade de traduzir as observações em conhecimento compartilhado e contribui para a estratégia de como resolver os principais problemas do negócio.

Ter essa visão de negócios é tão determinante quanto ter sagacidade em tecnologia e algoritmos. É preciso ter um alinhamento claro entre os projetos de ciência de dados e os objetivos de negócios.

Data Scientist ou Cientista de Dados

O cientista de dados é responsável por transformar dados em informações ou produtos de dados dentro de uma corporação. Eles possuem habilidades em matemática, tecnologia e visão de negócios. Os cientistas de dados trabalham no nível do banco de dados bruto para obter insights e criar produtos de dados.

Em resumo, os cientistas de dados pensam em como usar os dados para saber mais do que eles mostram.

Áreas de atuação de cientistas de dados:

· Desenvolvimento de produtos de dados

Um produto de dados é uma função técnica que utiliza dados como entrada e processa esses dados para retornar resultados gerados por algoritmos. O exemplo clássico de um produto de dados é um mecanismo de recomendação, que ingere dados do usuário e faz recomendações personalizadas com base nesses dados. Além disso, é uma funcionalidade que encapsula um algoritmo e é projetado para integrar-se diretamente aos aplicativos principais.

O papel central na elaboração de produtos de dados é executado por cientistas de dados. Eles são encarregados da criação de algoritmos, testes, refinamentos e implantação técnica nos sistemas de produção. Nesse sentido, os cientistas de dados atuam como desenvolvedores técnicos, confeccionando soluções que podem ser aproveitadas em grande proporção.

· Insight de dados

Esta área da ciência de dados se trata de descobertas de dados. Entrar em um nível para explorar e compreender comportamentos, tendências e inferências complexas. Trata-se de descobrir percepções ocultas que podem ajudar as empresas a tomar decisões de negócios mais inteligentes.

A extração de insights, por cientistas de dados, começa com a análise de dados. Eles investigam leads e tentam entender modelos ou atributos dentro dos dados.

De acordo com as necessidades, os cientistas de dados podem aplicar técnicas quantitativas para obter um nível mais profundo. Exemplo disso são: modelos inferenciais, análise de segmentação, previsão de séries temporais, experimentos de controle sintético e outros.

A intenção é reunir cientificamente uma visão forense do que os dados são. Essa percepção baseada em dados é fundamental para fornecer orientação estratégica. Nesse sentido, os cientistas de dados atuam como consultores, orientando as partes interessadas do negócio sobre como agir de acordo com as descobertas.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário