Você conhece o mundo das assistentes de voz?

Modelos de assistentes de voz

Ter acesso a uma assistente de voz tem sido bastante facilitado, uma vez que os smartphones ou já possuem uma, ou te dão a opção de baixar a de sua preferência. Porém, o que poucas pessoas sabem são suas funcionalidades e como elas podem otimizar suas tarefas e te ajudar no dia a dia. 

Por consequência dos avanços da inteligência artificial, a ideia de ter uma casa inteligente, que responde aos seus comandos de voz, vem ficando cada vez mais atual. Fora as diversas opções que o mercado oferece, como Siri, Alexa, Ok Google!, e entre outras novas.

Por que ter uma assistente de voz em sua casa?

A princípio, pode parecer estranho conversar com sua própria casa, filmes como Homem de Ferro e Her retratam um pouco a experiência, mas infelizmente a tecnologia não chegou a esse ponto. 

Empresas como Amazon e Google, já vendem seus próprios dispositivos, que tem a proposta de possibilitar uma experiência entre cômodos com sua assistente de voz. Naturalmente o usuário pode seguir com as funcionalidades que as plataformas oferecem, focada em atividades do cotidiano, como: despertador, calendário, notícias, tocar uma música e assim por diante. Contudo, também tem a possibilidade de transformar o seu dispositivo numa espécie de controle para automatizar sua casa.

assistente de voz

Com uma assistente de voz, o comando e o acompanhamento sobre os dispositivos da sua casa se torna muito mais cômodo, tirando a necessidade de sempre estar com um smartphone em mãos. Atualmente existem diversos produtos que permitem a conexão com as principais assistentes de voz, você consegue achá-los pesquisando produtos da linha smart, que têm se tornando bastante populares, um exemplo são as Smart TVs. 

O que você pode automatizar:

representação de assistente de voz e suas utilizades

Com o avanço das tecnologias IoT, muitos produtos domésticos possuem conexão wi-fi, e podem ser controlados remotamente pelo seu celular e, consequentemente, pela sua assistente. Os mais comuns são lâmpadas, caixas de som e smart robôs aspiradores.

Casa segura

Conectar a segurança da sua casa pode ser interessante, com câmeras de segurança que indicam quando houve a presença de alguma pessoa ou objeto passando, bem como fechaduras nas portas e janelas. Mas com certeza os de melhor custo benefício são as tomadas inteligentes, que reduzem o consumo de energia, e os sensores de ambiente, que ajudam você a regular a temperatura e umidade.

 

Comunicação com outros dispositivos:

Celular conectado a IoT

Uma das vantagens do IoT é a conexão entre dispositivos, o que possibilita uma troca de dados que, dependendo das suas necessidades, podem ser feitas medidas ou reajustes automáticos do seu aparelho. Conectar lâmpadas smart e câmeras de segurança é um processo fácil, a dificuldade é criar um controle estável para todos os dispositivos da casa, demandando um nível técnico maior.

Um exemplo seria a automação do seu ar condicionado com um sensor de temperatura. Dessa forma, sempre que a temperatura estiver acima de 25°C o ar ligará a uma temperatura de 21°C. Agora podemos aplicar IoT para projetos com uma complexidade maior, e você precisaria de uma central capaz de processar todos os dados, e que esteja conectada a sua assistente de voz. 

Eletronjun e Automação Residencial:

Através de consultorias a nossa empresa é capaz de propor as melhores soluções na área de monitoramento e transmissão de dados, assim não nos restringimos apenas na automação residencial, podendo expandir na área de automação empresarial. Lógico que essa definição parte da escolha do cliente, o qual pode saber mais sobre nossos projetos, como o tomada inteligente e o coleta de dados, no nosso portfólio.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem 2 comentários

  1. loucosguai

    Cara eu tenho assistente virtual e recomendo a todos que adquiram uma é muito bom.

  2. Augusto vieira

    Esse eletrônicos vao dominar nossas casa