Automação residencial, entenda o que é!

automação residencial

Todos nós já vimos diversos filmes em que pessoas muito ricas chegavam em casa, batiam palmas uma vez e a luz acendia, ou duas vezes e a persiana da sala se abria, ou clicava em algo em seu smartphone e a lareira acendia ou algum outro tipo de automação. E se eu disse que essa realidade não está tão longe quanto parece?

Bem… Não, você não ganhou na loteria e talvez não fique tão rico quanto o cara invejável do filme, mas você pode muito bem fazer o que ele fez em sua casa e sem precisar ser extremamente rico para isso, apenas conhecendo e aplicando um termo específico em seu planejamento: Automação Residencial.

O que é automação?

Automação é a integração equipamentos para a facilitar um processo. Ou seja, é basicamente utilizar a tecnologia para facilitar a sua vida no dia a dia. Mas então o que é automação residencial? Simples, é a automação dentro da sua residência, mais conhecida como sua casa.

Essa ideia de integração de dispositivos em apenas um aparelho via Wi-Fi (ou nuvem), por exemplo, também remete a outro termo extremamente importante e interessante: IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas). Se quiser saber mais sobre clique aqui.

O que fazer com isso?

Bom, nós já falamos sobre o que é automação residencial, mas e agora? O que exatamente eu posso fazer com isso? A automação residencial pode ser aplicada em praticamente tudo, só depende da sua imaginação e criatividade. Os principais usos são:

· Segurança

· Iluminação

· Controle de temperatura

Segurança

Imagine só: você está trabalhando ou estudando e sabe que não tem ninguém para cuidar da casa ou contratou alguém para realizar algum serviço, porém não possui ainda total confiança na pessoa e não pode deixar de trabalhar sempre que estiver em uma situação dessas. E então, o que você pode fazer?

Se você colocar câmeras em seus cômodos principais, como sala e cozinha, por exemplo, pode monitorar tudo pelo seu smartphone, tablet ou notebook enquanto está fora.

Se não tiver mesmo ninguém na casa, você pode ainda colocar sensores de movimento próximos às entradas e saídas da casa e receber alertas caso esses sensores percebam algum movimento no local. “Posso mesmo?” Pode isso e muito mais. A automação residencial já está mais do que suficientemente bem explorada para que você consiga fazer isso e o que mais precisar para cuidar da segurança da sua casa e família da melhor forma.

Iluminação

Esta é provavelmente a utilização mais comum, a final de contas quem nunca desejou que o interruptor da luz estivesse do seu lado naquela hora que você está deitado na cama sem vontade alguma de levantar?

Já esqueceu alguma luz ligada e só se lembrou quando já estava longe? Com suas luzes automatizadas você pode acender e apagar qualquer luz de qualquer lugar do mundo usando o seu celular, basta estar conectado na internet. Ou até mesmo programar para as luzes se acenderem ou apagarem automaticamente ao entrar em casa ou sair de casa.

Controle de temperatura

O próprio ar condicionado já tem um controlador para poder manter a temperatura estipulada, mas e o tempo até ele esfriar, vai ficar naquele calorão? Automatizando-o você já pode começar a esfriar o ambiente antes mesmo de você chegar em casa, para quando estiver lá o clima já estar exatamente da maneira que gosta.

Quer uma situação ainda melhor? Digamos que você tenha um piscina em casa e economizou o seu precioso dinheiro para conseguir colocar aquecimento solar nela, mas ai justo naquele dia de 30 graus com o sol a todo vapor, que você estava morrendo de vontade para se refrescar você deixou o aquecimento ligado e a água está pelando. Péssimo né? Se seu sistema de aquecimento estivesse automatizado poderia regular automaticamente quando a água estaria fria ou quente e você sempre teria a melhor experiência sem se preocupar.

Em resumo

A automação residencial permite o seu melhor bem-estar e a otimização de tempo e recursos. Seu tempo perdido em ônibus pode finalmente se tornar útil para alguma coisa. Agora você pode preparar sua casa para sua chegada!

Se você aplicar isso às coisas mínimas da sua casa, você pode cuidar para que a cafeteira ligue, ajustar o ar-condicionado para a temperatura que desejar, preparar a tv na funcionalidade ou canal que deseja assistir, preparar seu banho na banheira e ajustar a persiana para que possa chegar e aproveitar tudo isso à vista de um lindo pôr-do-sol.

Por fim, vale ressaltar a importância de conhecermos cada vez mais as novas tecnologias que estão surgindo! Já parou para pensar em quantas formas diferentes existem para você melhorar os mais diversos aspectos da sua vida?

Seu rendimento no emprego, casa, lazer, transporte, filhos… São diversas coisas, muitas vezes pequenas, mas que podem fazer uma diferença extraordinária para você e muitos outros. Portanto, busque conhecer, desenvolver ideias e instigar sua imaginação de forma a usá-la para colocá-la em prática e desenvolver assim o seu próprio estilo de vida.

Se interessou pelo assunto?

Procure um profissional competente para te ajudar a planejar e executar a sua nova casa automatizada. As possibilidades são inúmeras, um acompanhamento te ajudará a esclarecê-las melhor, assim como usar o seu orçamento da melhor forma possível.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário

  1. Malalei

    Topissimo. Amei