Qual é a diferença entre o sinal digital e analógica?

 

Atualmente, muitas pessoas já recebem o sinal digital de TV nas suas residências, mas há muitos questionamentos e dúvidas sobre as diferenças entre esse novo modelo e o antigo sinal analógico.

O que esses dois sinais possuem de diferente? Qual é o melhor? Quais as suas vantagens? Por que o formato analógico será substituído pelo digital? Mesmo que pareça complicado, as diferenças são simples, mas determinantes no cotidiano de quem recebe conteúdo em sua televisão.

 Sinal Analógico

      O sinal analógico de TV é formado por um sinal contínuo que varia em função do tempo, ou seja, um sinal que não apresenta quebras de valores.

     Este sinal pode ser representado por uma curva, que tem intervalos com valores variando de 0 a 10, e passa por todos os valores intermediários possíveis dentro deste intervalo (0,01, 0,02, 5,610, 9,342…).

 Sinal Digital

      O sinal digital de TV, que é bem menos complexo, apresenta valores discretos no tempo e na amplitude.

Se a frequência varia de 0 a 10, são assumidos valores descontínuos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) ou inteiros, reduzindo a oscilação. Como registra apenas os valores inteiros, o sinal digital também se caracteriza por arredondar para cima ou para baixo as frequências com valor quebrado.

 Diferenças entre sinal analógico e digital

 

      Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.

     Além da qualidade da imagem, que passa a ser transmitida em alta resolução e no formato 16:9, o áudio também se beneficia da melhor capacidade de transmissão do formato digital. A TV analógica recebe, no máximo, dois canais de som, enquanto a TV digital possibilita transmitir até seis canais de áudio simultaneamente.

Outro exemplo

      Vamos analisar o relógio de ponteiro ao lado. Ele se comporta como um aparelho analógico ou digital? Digital. Não se confunda com a aparência. Perceba que durante o seu funcionamento o ponteiro pula valores, ou seja, se comporta como um sinal digital. Existem muitos relógios analógicos, porém são difíceis de se encontrar.

Existem alguns exemplos de aparelhos analógicos como o termômetro de mercúrio, mas a cada dia que passa os aparelhos analógicos estão mais escassos. Hoje em dia, é possível perceber uma migração do mundo analógico para o digital, devido à facilidade e aos avanços tecnológicos que são possíveis no ambiente digital.

Influência Digital

      Atualmente, mudanças que vêm ocorrendo no mundo, do meio analógico para o meio digital. Isso ocorre por conta do crescente avanço tecnológico que contribuiu para que o acesso à informação se tornasse algo rápido e prático. Com isso, as novas gerações vivenciam uma era digital, e crescem cercados de aparelhos eletrônicos que proporcionam diversão e entretenimento, mas também auxiliam em diversas atividades educativas.

     Empresas desenvolvedoras de tecnologia estão trabalhando com a inclusão de sistemas digitais, a partir de construção de equipamentos eletrônicos, com intuito de facilitar atividades humanas.

 

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem 5 comentários

  1. dexta

    EUA predomina o analogico

  2. Augusto

    Ótimo post ajuda bastante sobre tecnologia

  3. Magno Morais

    BOA NOITE digital acho que não funciona na zona rural é muito bom pra quem mora no centro da cidade (sinal fraco verefique o cabo programação outomatica não adianta) a imagem fica borrada como se fosse um cd pirata muito ruim

  4. Valéria

    Gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

  5. Rafael

    Gostei do conteúdo