Inovações Tecnológicas nas Olimpíadas

Estadio

As Olimpíadas de 2021 já terminaram e com certeza foram o foco de todas as mídias e redes de transmissão. Este ano, os jogos ocorreram na cidade de Tóquio e trouxeram várias tecnologias inovadoras.

Sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo, já era esperado que novas tecnologias surgissem na Terra do Sol Nascente. Segundo o especialista em tecnologia e inovação Arthur Igreja, Tóquio aposta nos investimentos urbanos em direção autônoma e tecnologia de veículos elétricos. Além disso, a cidade pode se beneficiar de inovação mais limpa, conectividade e sistemas inteligentes baseados em inteligência artificial.

Uma novidade que ocorreu nesta edição, além das tecnologias, foi o fato de que não houve público, por isso, houve um investimento massivo em meios de fazer com que as transmissões fossem feitas da melhor forma possível para a audiência.

Internet e transmissão

5G

Com o surgimento do telefone móvel de quinta geração, também conhecido como 5G, tornou-se possível, em teoria, suportar mais de 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado ao mesmo tempo e, em seu potencial máximo, fornecer uma velocidade de conexão de 20 Gbps. Portanto, o 5G alcançou uma mudança revolucionária na “Internet das Coisas“.

Além da internet ultra rápida, para quem fosse assistir aos jogos em casa, as imagens tiveram uma resolução ainda melhor e com muito menos delay. As Olimpíadas em Tóquio tiveram ainda mais câmeras e mais horas de filmagem do que na Rio 2016. As TVs 8K já estão em circulação, garantindo uma experiência mais imersiva.

Reconhecimento facial

Reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial com 99.9% de precisão feita pela NEC foi usada para realizar o check-in. A tecnologia é muito precisa e não requer passaporte nem mesmo passagem. Ele pode funcionar mesmo durante uma pandemia porque pode reconhecer rostos, mesmo usando uma máscara.

Esse mecanismo também foi útil para realizar inspeções de segurança dos atletas, funcionários e demais colaboradores, agilizando os procedimentos para garantir uma proteção mais efetiva dos atletas e de seus equipamentos.

Robôs

Durante os jogos, vários robôs foram espalhados pelos locais de prova, cada um cuidando de uma tarefa específica, como ajudar a carregar os equipamentos, ou guiar os visitantes. Além desses, ainda teve a presença dos robôs responsáveis por dar informações sobre o evento, tornando a experiência do mundo robotizado muito mais real.

Robô

Segundo o site AtletasNow: “A gigante Toyota, patrocinadora do evento, anunciou 7 robôs que estão lançando para os Jogos Olímpicos, sendo 2 deles baseados nas mascotes Miraitowa e Someity. Alguns robôs ainda foram elaborados pensando nas Paralimpíadas, para dar assistência aos espectadores com dificuldades para andar ou para carregar a bagagem, por exemplo”. Demonstrando  que em breve, ter esse tipo de robô será realidade em muitas famílias, principalmente no Japão.

Veículo autônomo

transporte coletivo autônomo

O transporte coletivo é essencial numa Vila Olímpica tão grande. Exatamente por isso a Toyota desenvolveu o veículo autônomo “Toyota e-Palette”, uma espécie de micro-ônibus que percorria rotas definidas relacionadas aos jogos, indo do aeroporto até a Vila Olímpica e entre os ginásios. 

Esses veículos autônomos são monitorados por humanos, mas sua condução é suave para que dê a impressão de que há um humano no volante. Esse transporte também é acessível a todas as pessoas, a altura dos assentos e corrimãos na cabine pode ser alterada, abrangendo todas as estaturas.

Aumento das expectativas

Com as Olímpiadas em Tóquio trazendo tantas inovações, desperta o interesse em saber sobre qual será o próximo passo.

Certamente com os níveis tão elevados, a tecnologia no mundo terá novos avanços a serem feitos, podendo tornar possível tudo que hoje não vemos possibilidade de acontecer. Essas tecnologias não melhoraram apenas as Olimpíadas deste ano, mas também farão o mesmo com todas as Olimpíadas futuras. Fazendo com que nos peguemos pensando no grande futuro tecnológico que presenciamos pela frente.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem um comentário

  1. Voz da notícia

    Uaau muito interessante!