O que são microcontroladores? Descubra suas aplicações!

Você já deve ter se perguntado como funcionam as novas invenções tecnológicas que estão no mercado hoje. O papel dos microcontroladores é muito importante para esse funcionamento.

Nesse post será mostrado para vocês o que é um microcontrolador, como utilizá-lo e algumas aplicações que eles podem ter em sua vida.

O que é um Microcontrolador

De maneira geral, os microcontroladores são apontados como uma junção de hardware com software.

Diferente de um circuito integrado comum que vemos, ele pode ser utilizado para diversas funções, desde que programado previamente.

Apesar do tamanho mostrado na imagem, os microcontroladores contam com circuitos de memória, um processador e interfaces de entrada e saída. É muito comum ver as pessoas chamando-os de “computadores compactos”.

Como funcionam

Normalmente, usamos os microcontroladores tanto em circuitos de controle quanto em sistemas que vão fornecer informações para o controle.

Em ambos os casos, é necessária uma programação básica para que o microcontrolador saiba o que fazer. Essas instruções são feitas a partir de softwares preparados para fazer a conversão da linguagem de programação utilizada para a linguagem de máquina.

Com muita frequência, vemos microcontroladores atrelados a placas de desenvolvimento, que são apenas placas de circuito com vários periféricos nela, de modo a facilitar o uso de suas funções.

Podemos destacar algumas linhas de placas de desenvolvimento mais famosas no meio da eletrônica:

  • Arduino
  • ESP
  • MSP

Quando estamos trabalhando com microcontroladores, precisamos levar em conta o uso de sensores, muito utilizados para aferir alguma medição e assim dar novas funções ao circuito controlador.

Aplicações para os Microcontroladores

Por serem menores e relativamente baratos, é preferível o uso de microcontroladores para projetos de menor porte, já que nem todas as suas funcionalidades serão utilizadas.

Em todos os projetos, é muito importante a escolha de um microcontrolador adequado para realizar as funções que lhe são dadas. No processo de consultoria da EletronJun, é feito todo um estudo para determinar qual microcontrolador utilizar.

Vamos mostrar alguns projetos que podem ser desenvolvidos na sua casa com o uso de microcontroladores:

  • Controle de acesso

 

Nos dias de hoje, é imprescindível manter a segurança tanto num ambiente de trabalho quanto no ambiente familiar. Ter um controle de acesso em sua casa pode ser muito útil para diversas necessidades.

São várias as maneiras de se fazer o reconhecimento, por exemplo, podemos usar:

  • Senhas;
  • Cartões magnéticos;
  • Digital;

Cada uma dessas possibilidades demanda um sensor para que possa ser feito o reconhecimento da pessoa. Esse sensor pode até ser um teclado, no caso da senha.

O microcontrolador tem o papel fundamental de receber os dados vindos do sensor, interpretá-lo e enviar o resultado para o display. Podemos dizer que o microcontrolador é o cérebro do projeto.

Para mais informações sobre esse projeto, aqui está um link que te explica melhor sobre ele e ainda ensina a fazer a montagem.

  • Relógio

 

Apesar de parecer uma aplicação simples, fazer um relógio com um microcontrolador pode trazer várias vantagens para você.

A primeira delas é que ele pode ser totalmente customizável, podendo mostrar qualquer informação que você queira, como por exemplo: tempo, temperatura, data, etc.

A partir daí, poderão ser acrescentados sensores para trazer para seu projeto para um novo patamar, afinal, por que não trazer mais funções que possam facilitar sua vida?

Nesse projeto, o microcontrolador tem por receber o horário atual e enviar para o display. Caso haja a necessidade de informações que demandem um sensor, o microcontrolador vai receber os dados do sensor e também passar para o display.

Para ver um projeto bem simples de relógio utilizando microcontroladores, clique aqui.

  • Drone

Para os amantes de drones e aviação, é possível usar microcontroladores para fazer seu próprio drone. Existem diversos kits com os materiais necessários que facilitam o nosso trabalho. Claro que ainda é necessário escolher as especificações tendo em mente o que você quer que ele faça.

Por exemplo, usando um módulo de Bluetooth para seu microcontrolador, é possível receber dados e ainda pilotar o drone a partir de seu celular.

O microcontrolador, nesse caso, é responsável por receber os dados do controle do drone e fazer com que o mesmo realize todas as ações que foram enviadas.

Está interessado em um projeto com microcontroladores? Realize conosco um diagnóstico gratuito!

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário

Este post tem 3 comentários

  1. Mariana Campos

    Gostei do artigo,bem explicado! Nesse grupo também se incluem circuitos de cabines de unha led/uv? Estudo eletrônica precisava saber mais do funcionamento interno destas. Obrigada

  2. Mark

    Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

  3. Nélio Nunes Martins

    olá, que matéria maravilhosa! estou estudando eletrônica e vamos entrar em programação, estes projetos vão me ajudar muito!