7 dúvidas mais comuns em projetos eletrônicos

0:00
0:00

Neste post abordaremos questões que, geralmente, são alvo de dúvidas para quem está iniciando no mundo dos eletrônicos ou mesmo para quem tem pretensão de desenvolver um projeto eletrônico, mas não tem muita noção do que é necessário para o projeto. Confira:

1. Por que o uso de um microcontrolador?

O microcontrolador tem um fundamental papel de facilitar a parte de controle e automação dos projetos eletrônicos, como também a parte de alimentação, de forma que alguns possuem saídas de 3/5 volts. É importante ressaltar que a maioria dos componentes eletrônicos são alimentados com essas tensões, dessa forma na maioria das vezes não é necessário criar um regulador de tensão para cada componente.

Não obstante, para o uso de um microcontrolador é necessário dominar a linguagem computacional que ele demanda, todavia os microcontroladores mais comuns têm linguagens inerentes juntamente com suas IDE’s.

2. Quando deve-se utilizar um regulador de tensão?

O papel de um regulador de tensão é regular a tensão de entrada para uma tensão de saída desejada. Dessa forma é recomendado utilizar quando existirem tensões de alimentação, seja de componentes eletrônicos ou de microcontroladores, não existentes no circuito eletrônico.

3. Por que é necessário simular o circuito?

A simulação é fundamental nos projetos eletrônicos, pois com ela é possível certificar que o circuito eletrônico está funcionando de acordo com o esperado, ou seja, se as tensões e correntes estão de acordo com a teoria, caso contrário é necessário fazer uma revisão do circuito.

4. Quais softwares mais utilizados para criar um esquemático e simular de um circuito?

Há uma enorme variedade de softwares para poder criar o esquemático e simular circuitos eletrônicos, desde softwares mais simples aos mais complexos, de forma que é possível listar:

Fritizing, Proteus, Qucs, Falstad, Circuit Maker, Autodesk Circuit, PartSim, Simulator, Schemelt, EasyEDA, Circuit Cloud, The Logic Lab, Eagle, Multisim, LTspiceXVII, entre vários outros.

5. Qual a diferença entre layout e esquemático?

A diferença entre layout e esquemático é algo simples, porém muitas pessoas não sabem a diferença. Esquemático é todo desenho do circuito eletrônico, enquanto o layout é, especificamente, para a construção de uma PCI (placa de circuito impresso), de maneira que o layout possui o caminho do circuito e onde devem ser feitos os furos, para isso existem softwares que fazem esse layout.

6. Quais passos deve-se seguir após a simulação?

Após a simulação normalmente é feito a prototipagem dos projetos eletrônicos, ou seja, é o momento em que se tira o circuito eletrônico do papel e são feitos testes, normalmente em uma protoboard, a fim de validar o circuito simulado.

7. O quão importante é uma placa de circuito impresso para o projeto?

A placa de circuito impresso tem um fundamental papel nos projetos eletrônicos, de forma que ela deixa o circuito mais organizado, evita problemas com curto circuito e deixa o circuito visualmente mais apresentável.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário