A Internet das Coisas (IOT) é a ampliação da conectividade à internet em dispositivos físicos e objetos do cotidiano. Integrados à eletrônica, à conectividade com a internet e hardware, esses dispositivos podem se comunicar e interagir com outras pessoas transmitindo dados pela Internet e podem ser monitorados e controlados remotamente.
O que são dados?
Dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações, ou seja, é o que forma uma informação.
Na informática, os dados são a base para executar todas as operações necessárias para alguma tarefa que seja solicitada. São representados por meio de símbolos. O processamento de dados traz as informações a tela e as respostas no computador.
Principais maneiras
Como IOT é a conexão de objetos físicos com a internet usando hardwares e softwares com o objetivo de coletar e processar dados, vejamos as principais maneiras de se transmitir dados via internet:
• Cabo Coaxial
O Cabo Coaxial é a forma mais usada atualmente. Ele é formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem. Garantindo segurando e uma boa conexão com o IOT e seus dados.
As linhas coaxiais podem ser dobradas e torcidas sem efeitos negativos e podem ser amarradas a suportes condutores sem induzir correntes indesejadas nelas.
• Wi-Fi
Outra maneira de se transmitir dados em IOT é atráves do Wi-Fi que faz parte da família de tecnologias de rádio e pode ser utilizada para fornecer acesso à Internet a dispositivos que estejam dentro do alcance de uma rede sem fio conectada à Internet.
Wi-Fi permite a implantação sem fio de redes em locais onde cabos não podem ser operados, como áreas externas e edifícios históricos. Contudo, construções com determinados, como pedras com alto teor de metal, podem bloquear sinais de Wi-Fi. Além disso, o alcance do Wi-Fi depende de fatores como a banda de frequência, a potência de rádio, a sensibilidade do receptor, o ganho da antena e o tipo de antena, bem como a técnica de modulação.
• Fibra Ótica
A fibra ótica utiliza filamentos de vidro ou plástico extrudido como material de composição e envolvendo esse material existe uma capa reflexiva que faz com que as ondas de luz reflitam de volta para o núcleo do cabo. Desta forma, ela não sofre interferências eletromagnéticas.
A luz transmitida pela fibra ótica permite velocidades de transmissão elevadíssimas e com baixa taxa de perda de dados.
• Via Rádio ou 2G
As ondas de rádio são ondas eletromagnéticas. Elas são geradas por um dispositivo eletrônico chamado transmissor conectado a uma antena que irradia as ondas e são recebidas por um receptor de rádio conectado a outra antena.
Nesse tipo de conexão há bastante interferência devido condições climáticas, ionização do ar, distância em que se encontra da torre de transmissão. Consequentemente, a performance e velocidade da internet via rádio é mais inferior
• 3G
3G é abreviação para terceira geração – terceira geração da tecnologia de telecomunicações móveis sem fio.
Ele funciona via rádio. O avanço do 3G foi tanto que não se limitou apenas a celulares e recebeu adaptações para computadores e afins. Além disso, a tecnologia 3G aperfeiçoou transmissão de dados e voz, concedendo maiores velocidades e outros serviços, como vídeo chamadas e transmissão de sinal de televisão.
• 4G
4G é a quarta geração de tecnologia de rede móvel sem fio, sucedendo 3G. Essa tecnologia dá prioridade aos dados de internet, embora não descarte o seu uso nas ligações por voz. O 4G é uma conexão mais rápida que a anterior, com taxas de download e upload mais elevadas.
Não são todos os locais que possuem essa tecnologia. Ainda que a operadora ofereça o sinal, nem sempre é possível que ele chegue aos aparelhos. E, também, aparelhos mais antigos não são compatíveis a esse sinal.
• 5G
O 5G é a tecnologia de rede celular de quinta geração que fornece acesso de banda larga.
As redes 5G são redes celulares digitais, nas quais a área de serviço coberta pelos provedores é dividida em pequenas áreas geográficas chamadas células. Os sinais analógicos que representam sons e imagens são digitalizados no telefone, convertidos por um conversor analógico para digital e transmitidos como um fluxo de bits. Todos os dispositivos sem fio 5G em uma célula se comunicam por ondas de rádio.
• Bluetooth
Bluetooth é um wireless padrão de tecnologia para troca de dados entre dispositivos fixos e móveis em distâncias curtas usando de curto comprimento de onda.
O Bluetooth funciona bem em aplicativos simples em que dois dispositivos precisam se conectar a uma configuração mínima, como um botão pressionado, como em fones de ouvido e controles remotos.
Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs.