Sistema de rastreamento e monitoramento veicular

Para se otimizar o uso de um ou mais veículos, é essencial o monitoramento constante de certos dados produzidos por eles, como o gasto de combustível e sua localização atual. Este post irá te mostrar como a Engenharia Eletrônica pode criar um sistema de rastreamento e monitoramento veicular e qual é a nossa experiência com este tipo de serviço.

Como funciona

Com o avanço da Eletrônica Veicular, os carros estão cada vez menos dependendo apenas do funcionamento mecânico de suas peças, o que possibilita a implementação de um sistema eletrônico que pode rastrear e monitorar os gastos de um veículo.

Um sistema de rastreamento veicular utiliza de aparelhos que medem dados específicos dentro de um veículo e mandam estes dados para uma central, o que possibilita o monitoramento remoto do veículo.

Monitoramento

Para ser possível o monitoramento remoto de um produto eletrônico, é preciso interligar a conectividade da internet com o hardware, para assim os dados serem transmitidos pela internet até o receptor. A ampliação dessa interligação é conhecida como Internet of Things (IOT)

Existem diversos dados de um veículo que podem ser monitorados, como:

  • Localização geográfica;
  • Velocidade;
  • Gasto de combustível;
  • Quem está dirigindo;
  • Rotas percorridas.

Ao se monitorar tais dados, além de gerar uma maior segurança ao dono do veículo, é possível também aumentar a produtividade de uma frota, diminuindo o gasto de combustível e sabendo quais são as melhores rotas para onde se quer chegar.

Como por exemplo, ao se monitorar as rotas percorridas por uma frota de veículos, é possível determinar qual rota gera a maior economia de combustível e qual é a mais rápida, e a partir destes dados é possível determinar a melhor rota para se percorrer dependendo do objetivo do motorista.

Nossa Experiência

A equipe da EletronJun, empresa júnior de Engenharia Eletrônica da Universidade de Brasília, possui uma grande bagagem de experiência em projetos eletrônicos, e entre os projetos que já feitos, estão sistemas de rastreamento e monitoramento veicular.

Por meio da Engenharia Eletrônica, foram criados sistemas que são responsáveis por rastrear e monitorar diversos dados de uma frota de veículos a fim de otimizar a produtividade destes veículos e proporcionar uma maior transparência entre os motoristas e o dono da frota.

Desenvolvendo o produto

Existem etapas dentro do desenvolvimento de um produto eletrônico, a primeira delas é a etapa de diagnóstico, onde é criado o escopo do projeto, ou seja, é nesta etapa que são decididas as funcionalidades que deverão estar presentes no produto final e qual é a melhor maneira de executar a criação deste produto.

Para que o produto eletrônico saia com um resultado satisfatório, o escopo do projeto deve estar bem estruturado e completo, e para isso, é necessário um bom embasamento teórico dentro da Engenharia Eletrônica. O serviço de consultoria da EletronJun pode te ajudar a realizar um bom escopo para o seu projeto eletrônico.

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário