Em nosso cotidiano, sempre utilizamos dados de 3G ou 4G e, com a evolução essa tecnologia, já estamos quase alcançando o 5G. Mas você já parou para pensar no que isso significa?
Uma breve história dos dados móveis
O que são os dados móveis?
Os dados móveis são tipos de tecnologia de comunicação criada no início dos anos 80 e são separadas em gerações. Cada uma apresentou uma evolução enorme em relação à troca de informações, aumentando tanto a quantidade de dados que podem ser enviados assim como a velocidade e a confiabilidade dessa operação.
A tecnologia 1G, ou primeira geração, foi a pioneira na transmissão de dados entre celulares, sendo feita de forma analógica e com foco na conexão de voz. Por ser a precursora, era pouco segura e não tinha a funcionalidade de roaming, que é quando uma linha de celular é ativada fora da área de cobertura e precisa usar uma segunda rede – não sendo a da sua operadora – para ser localizada.
Nos anos 90 apareceu a primeira geração digital de telefonia, o 2G. Era baseada no GSM (Global System for Mobile Communications) e, graças a ela, houve um grande avanço em relação à anterior, com a possibilidade de usar pela primeira vez o SMS e o MMS. Você sabe o que esses termos significam?
O conhecido SMS (Short Message Service) é um serviço de envio de mensagens entre celulares, que, inicialmente, permitia enviar mensagens de até 160 caracteres a um baixo custo. Já o MMS (Multimedia Messaging Service) funciona como uma evolução do SMS, possibilitando o envio de mensagens mais longas, além de áudios e imagens.
Consegue imaginar o mundo de hoje sem poder enviar mensagens?
Na década seguinte apareceu o tão famoso 3G, que representou uma grande evolução na conexão entre pessoas. Do ponto de vista técnico, ele tornou possível o envio de mensagens de voz, realização de videochamadas e acesso a internet, além de ser uma rede mais rápida que a 2G. Essa geração foi tão revolucionária que popularizou os smartphones, tão necessários no dia-a-dia de todos atualmente.
A quarta e atual geração, o 4G, surgiu no início dos anos de 2010. Essa rede, além de ser mais rápida que o 3G, apresentou uma grande diferença em questão de prioridades. No caso, ela prioriza o tráfego de dados e não o de chamadas, ou seja, facilita o compartilhamento de áudios, textos, vídeos e fotos na internet. Além disso, permitiu que mais pessoas se conectassem, mitigando a perda de qualidade do sinal, evitando a queda de rendimento enquanto o usuário está se deslocando e permitindo a ascensão dos serviços de streaming.
Mas e o 5G?
O 5G está surgindo aos poucos e definitivamente irá representar uma gigantesca mudança na forma em que consumimos a internet. Cada vez mais surge a necessidade de conectar-se não somente às pessoas, mas aos objetos também, já que tudo está se tornando smart, desde geladeiras a até mesmo garfos.
De imediato, a mudança será na velocidade de transmissão de dados, prevista para ser varias vezes mais rápida do que o 4G, mas esse não será o único avanço. Graças a essa rede, será possível uma revolução na forma com que interagimos com as coisas ao nosso redor, pois o 5G trará um grande avanço no IoT, permitindo que objetos, casas e até mesmo cidades inteligentes se tornem cada vez mais comuns.
Aos poucos essa tecnologia está sendo implementada pelo mundo. Alguns países como China, Inglaterra e Coreia do Sul, já começaram a utilizar o 5G em seus territórios. Mas e o Brasil?
No Brasil, o 5G já teve o seu primeiro laboratório inaugurado, localizado no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), com a finalidade de fazer testes com a tecnologia. Uma das maiores diferenças em comparação com as tecnologias anteriores, é a funcionalidade de se conectar vários aparelhos de forma simultânea em uma mesma rede.
Todas essas inovações que chegam com o 5G podem possibilitar o início da Indústria 4.0. Mas afinal, o que é a Indústria 4.0?
A partir da Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial, o modo com que interagimos com o nosso redor terá um novo formato de funcionamento, tornando-se cada vez mais inteligente. Por meio da Internet das Coisas e da Inteligência Artificial, haverá um aumento exponencial de automação, eficiência e customização dos produtos.
Com a implementação difundida do 5G, a Indústria 4.0 será uma realidade. A alta velocidade de conexão, aliada à baixa latência e a integração de inúmeras máquinas farão com que o controle de todo tipo de sistema seja facilitado, otimizando as tecnologias digitais.
Na EletronJun trabalhamos diretamente com inovações relacionadas a área de Monitoramento e Transmissão de Dados, construindo automações personalizadas e específicas a partir do uso dos dados móveis e várias outras ferramentas de IoT.
Acesse o nosso portfólio para mais informações e agende um diagnóstico gratuito!
Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs.
Muito Interessante
Gostei muito!!
Realmente o melhor site que ja encontrei
Excelente
Gostei muito da explicação tirou todas as minhas duvidas que eu tinha sobre 5G. Parabens
Great article! We will be linking to this particularly great content on our website. Keep up the good writing.
Some truly fantastic articles on this web site , appreciate it for contribution.
You could certainly see your skills in the article you write.
I was reading some of your articles on this website and I think this web site is rattling informative ! Retain putting up.
You made several fine points there. I did a search on the subject matter and found mainly people will agree with your blog. Sanford Agosto
Thanks-a-mundo for the article. Really thank you! Really Great.
Eu quero muito ver como o 5g vai mudar o mundo!
É fascinante ver como cada geração de dados móveis tem impulsionado inovações e transformações em nosso cotidiano,estou bastante curioso para ver como essas mudanças vão impactar diferentes setores e áreas da nossa vida!