Hardware vs Software: O que é? Qual a diferença?

Em suas buscas diárias no mundo da tecnologia, pesquisando por computadores, celulares, fones de ouvido, lâmpadas inteligentes ou até mesmo inteligências artificiais, você provavelmente deve ter se deparado com as palavras Software e Hardware, certo? Mas você já se perguntou o que são essas coisas ou qual a diferença entre elas? Pois bem,  então continue rolando pois vamos explicar esses conceitos um pouco melhor e até mesmo desperta em você um pouco mais de curiosidade sobre as áreas da tecnologia.

O que é Software e Hardware

Para começar, vamos diferenciar essas palavras explicando o que é cada uma e de que se trata.

Primeiramente, hardware se trata da parte física de todo componente eletrônico ou computador. Provavelmente você já deve ter visto uma lâmpada de led ou até mesmo um monitor de computador, esses objetos são o que chamamos de hardware, eles normalmente são componentes eletrônicos essenciais para o funcionamento de um todo. No mundo das tecnologias, damos o nome de Hardware a tudo aquilo que faz parte de um equipamento maior. Por exemplo, um monitor faz parte de um computador, sem um computador controlando-o, um monitor pode até funcionar, mas não da sua forma mais completa. O mesmo se dá a led, sem outros equipamentos eletrônicos, ela sozinha não irá funcionar adequadamente.

Além disso, normalmente tratamos como hardware os componentes físicos de um computador controlador, os mouse, teclado, fones de ouvidos, transistores e tantos outros componentes eletrônicos são considerados hardware, uma vez que eles são equipamentos compostos por outros componentes ou que fazem parte de um equipamento maior. Ou seja, não faz muito sentido chamar uma lâmpada ou luminária de hardware a menos que ela seja controlada por um computador, como é o caso das luminárias autônomas

Já o software, são programas presentes dentro dos hardwares que realizam essas ordens nos hardwares para que eles funcionem adequadamente. É importante ressaltar que software, diferentemente do hardware, não possui componentes físicos, eles não passam de um conjunto de instruções que o computador irá realizar para seu funcionamento adequado.

Programas como o Google Chrome, o aplicativo da Amazon, o próprio spotify, são softwares, eles não existem na vida real, são apenas programas que realizam um conjunto de instruções para que as pessoas possam usufruir de um recurso, como a busca no caso do Google Chrome, a compra de um produto no caso da Amazon e ouvir música no caso do Spotify.

Então, é aí que entra a principal diferença entre Software e Hardware, enquanto um é um componente físico, o outro é um programa virtual, ou seja não físico.

Dá para utilizar hardware sem softwares?

Sendo os Softwares coisas “não reais”, daria para utilizar os hardwares como computadores ou fones de ouvido sem a necessidade de um Software? E a resposta para essa pergunta é, depende da complexidade.

Quando você quer acender ou apagar uma lâmpada, você não precisa necessariamente de um software para isso, basta clicar no botão e assim a lâmpada acende ou apaga. neste caso da lâmpada, o que realmente acontece é que ao clicar no botão, o fio com eletricidade encostasse no outro fio ligado a lâmpada e assim permitindo que eletricidade chegue até a lâmpada. Esse tipo de ação, é muito simples e fácil de fazer, não existe um software por trás para estar fazendo esse processo.

Contudo, quando nós queremos acender e apagar lâmpadas a todo momento, com diferentes níveis de intensidade e com diferentes colorações, como é o caso de um monitor mostrando uma imagem, aí sim precisamos de um software para fazer esse controle.

Agora, se você não quer mais ter que ficar ligando e desligando a lâmpada da sua casa ou só seu escritório toda vez que você vai a um cômodo diferente, nós da EletronJun temos uma solução para você. Sendo uma empresa de eletrônica  mas também com solução em software, temos uma gama de soluções que podem ajudar no seu dia a dia, inclusive a nossa solução de automação residencial. Então se está cansado de a todo instante ter de ficar ligando e desligando as suas luzes, entre em contato conosco e contrate o nosso serviço de Automação Residencial. 

https://eletronjun.com.br/servicos/automacao-residencial/

Agora voltando aos computadores.

Explicando de forma bem resumida como que um monitor funciona, ele é basicamente um conjunto com centenas de lâmpadas minúsculas com 3 cores, e a junção dessas cores geram novas cores que nós humanos conseguimos perceber. Agora imagine se você tivesse que acender e apagar cada uma dessas lâmpadas utilizando botões e saber qual a intensidade de cada uma para gerar a cor que você deseja para enfim formar uma imagem. Ai não dá, né? E é por isso que existem os Software, para, por meio de instruções programadas, realizar centenas de ações simultaneamente formando um conjunto maior.

Vamos dar outro exemplo, quando vamos jogar um jogo eletrônico, independente de sua complexidade, é necessário ter um software rodando por baixo para que ele funcione. Para rodar um jogo, você precisa de uma placa de vídeo (hardware) que renderize os gráficos e de um software de jogo que forneça as instruções para criar a experiência visual e interativa. 

Veja que apenas a placa de vídeo sozinha não é capaz de criar a experiência visual e a interação, assim como apenas as instruções fornecidas pelo software também não é capaz de renderizar graficamente o jogo para que possamos ter essa experiência. Ou seja, é necessário um todo, composto tanto pelo software quanto pelo hardware para que possamos jogar qualquer tipo de jogo virtual.

Conclusão

É importante entender a diferença entre hardware e software para ter uma melhor compreensão do funcionamento dos dispositivos eletrônicos. Muitas vezes, ao quebrar algum dispositivo eletrônico, as pessoas podem pensar que é o “programa” que não está funcionando corretamente, quando na verdade é o Hardware que pode ter quebrado, ou até mesmo o contrário, o que é mais comum, as pessoas pensarem que o equipamento físico quebrou quando na verdade, o software que está apresentando algum erro.

Entender esses conceitos e o seu funcionamento é a chave para a diminuição de despesas e idas desnecessárias à técnicos de informática. Uma vez que, pode ser que o problema esteja no aplicativo que você está utilizando, e não tanto na máquina que está rodando.

 

Chegou até aqui? Que legal que você gostou do nosso conteúdo! Quer continuar recebendo nossos artigos e ficar por dentro das últimas novidades sobre eletrônicas? Inscreva-se em nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre nossos novos blogs. 

Deixe um comentário